
Se tem travões de
disco já reparou que só chega à melhor performance na travagem quando não
existem gorduras nos rotores e nas pastilhas, sejam elas motivadas por
óleo dos travões, suspensão, corrente ou resíduos de produtos da lavagem
da bicicleta ou mesmo até da gordura das mãos. |
Com o aparecimento dos discos, a potência e a qualidade do tacto dos
travões aumentou drasticamente. Se há apenas alguns anos era necessário
comer um bom bife antes de apertar as manetes, hoje em dia até um miúdo
pode fazer éguas com uma bicicleta, bastando ter uns bons travões de disco
para o conseguir. Os discos conseguem ter uma potência igual ou superior
aos V-brakes e ter com o mesmo tacto uma capacidade de doseamento muito
superior que aumenta o controle em qualquer situação. O único problema que
se manteve foi o de, quando as superfícies de travagem ficam sujas ou
engorduradas, a potência de travagem diminuir até níveis próximos do zero.
Para ficar sem travões basta que caia óleo no rotor ou que entre sujidade
para a zona das pastilhas, algo que acontece com bastante frequência aos
mais azarados.
Para resolver o problema há que limpar rotores e pastilhas com álcool ou
com um produto desengordurante próprio. Os passas a seguir são muito
simples e é num instante que se põem os travões de novo em forma. Para
explicar os procedimentos vamos utilizar uns travões de disco Formula de 4
pistons, mas pode utilizar os mesmos princípios em qualquer travão de
disco.
Para começar segure a bicicleta a um suporte ou encoste-a de modo a que
ela não caia enquanto faz a limpeza dos travões. Com a bicicleta segura,
retire a roda e encoste-a a um canto porque vai tratar dela mais tarde.
Sem a roda a atrapalhar, desaperte as pinças do apoio da suspensão com
cuidado, para não perder os parafusos, e retire o freio de segurança do
parafuso que segura as pastilhas. Sem o freio, o parafuso é desapertado
facilmente e pode retirar as pastilhas e a mola de retomo que se encontra
entre elas.
Agora começa a fase da limpeza propriamente dita. Molhe um pano ou um
pedaço de papel de cozinha em álcool e limpe as pastilhas até que não saia
mais sujidade das mesmas. Durante esta operação convém ir rodando o pano
ou trocando o papel para que a limpeza seja mais eficaz. Quando terminar e
as pastilhas estiverem limpas, não se esqueça de limpar a zona interior
das pinças onde as pastilhas encostam com álcool até que não saia mais
sujidade e volte a colocar as pastilhas e a mola no lugar de onde saíram,
aperte o parafuso e volte a colocar o freio de segurança.
Depois de apertar as pinças novamente nos apoios é altura de limpar o
rotor da roda. Molhe o pano ou o papel de cozinha com o álcool ou com
desengordurante próprio e limpe ambas as superfícies do disco até que toda
a gordura e sujidade tenham saído e já está!
Pode seguir para a outra roda que o procedimento é o mesmo. Não se esqueça
de fazer sempre uma pequena rodagem para testar a travagem antes de voltar
aos trilhos por questão de segurança e divirta-se! |









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